sábado, 7 de março de 2009

Interrogações...



A realização da prova do Campeonato Nacional de Enduro, em motas, que começa dentro de 2 horas, pôs-me a pensar em duas questões que não podem ficar guardadas só para mim.
A primeira é que a Federação Portuguesa de Motociclismo exige á empresa/clube promotor que faça um seguro de responsabilidade civil para que fiquem cobertos os riscos provocados a terceiros.
Intuitivamente, houve logo quem providenciasse a obtenção da melhor proposta para esse tipo de seguro: Só que, depois uma paragem para pensar, verificou-se que esse seguro não serve para nada. Melhor dito, nada paga. Não paga os danos que os pilotos causarem neles próprios e nas suas motos (por ser de responsabilidade civil contra terceiros), não paga os eventuais danos causados nos leitos de alguns caminhos (por estarem excluidos das coberturas) e não paga os danos causados pelos pilotos em possivel acidente com terceiros, porque as motos estão obrigadas a ter seguro e é este (não o seguro da prova) que é accionado caso uma situação dessas aconteça...
Feita a análise, o melhor é mesmo poupar uns euros e não estar a pagar sem ter nada em troca.
A segunda questão, para mim uma estranheza, tem a ver com o policiamento pago - e bem pago neste tipo de eventos. O que se passa é que a PSP vai ter dois ou três agentes a regular o transito na cidade e também a guardar o Parque Fechado e a GNR vai estar na Zona da Quinta Nevada também para fazer fluir o trafego e em duas ou três zonas em que os trilhos do enduro se cruzam com estradas.
O papel das Policias é necessario e inestimavel, ninguém tem dúvida. Mas por que será que esse trabalho tem de ser pago à parte, tipo horas extras!!!
Então as nossas autoridades não recebem o seu salário mensal para fazer exactamente -o que hoje vão fazer: Policiar, manter a Ordem, regular e fiscalizar?
Não sei se cada um dos agentes vai ou não receber horas suplementares pelo seu trabalho normal e habitual, ou se o dinheiro que vai ser pago pela DLCG é canalizado directamente para os Cofres daquelas duas Entidades???.
Seja como fôr, intriga-me que alguém possa receber duas vezes pelo que faz. O salário normal e o salário eventual (de eventos, está claro).
Isto nas 'Festas', como lhe chamam alguns opositores ao 'regime instituido', até as Autoridades apagam as velas.
Bom Enduro...