quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais acção (Maxxis Cup)

Para desilusão de alguns (poucos, mas persistentes...), Gouveia vai receber no próximo fim de semana mais uma edição da disciplina mais radical do BTT, o DOWNHILL.
A prova, que vai decorrer no já conhecido trajecto entre as Antenas (junto ao Curral do Negro) e o Centro Hipico, contará com cerca de 400 participantes, entre os quais o Campeão do Mundo da modalidade - Gee Atherton - e as melhores vedetas internacionais da actualidade.
Este evento é eleito pelos comerciantes da cidade como aquele que mais retorno económico origina, já que a maioria dos atletas são estrangeiros, têm poder de compra e permanecem em Gouveia cerca de uma semana, lotando restaurantes e alojamentos.
Esta já seria uma boa razão para que este evento se repetisse, mas há outras: A primeira é que Gouveia está a conquistar um lugar impar enquanto destino privilegiado para a prática deste desporto, sendo já frequente sermos visitados por atletas que ao longo do ano optam por vir fazer a descida que a Maxxis Cup Internacional desenhou nesta nossa encosta. A segunda, bem mais séria, é que estas sucessivas iniciativas lançam à autarquia o grande desafio de implementar no local uma estrutura que atraia público e praticantes durante todos os dias do ano.
Para aqueles que nunca perceberam a estratégia do Municipio (e infelizmente ainda grassam por aí), a ideia dos eventos nunca é a de se esgotarem em si próprios. É, antes, a de serem a alavanca para investimentos estruturantes, mas que exigem a prévia conquista de uma imagem e de uma distinção nacional e internacional que não se conseguem de um dia para o outro.
É um trabalho e um esforço que pode demorar anos, mas que tem de dar os seus frutos.
Quem desbaratar esta estratégia num concelho do interior, onde escasseia a iniciativa privada, o empreendorismo e o emprego - e que terá obrigatóriamente de viver do turismo (não só...) -, cometerá um erro histórico que poderá nunca mais ser reparado.
Já se sabe que era desejável que esta iniciativa não tivesse lugar logo a seguir ao Enduro. Mas a verdade é que os interesses das autarquias não são, muitas vezes, conciliaveis com os calendários internacionais das Organizações responsaveis por este tipo de eventos.
Não se pode ter tudo!
Mas Gouveia ainda vai fazendo muita coisa.