quinta-feira, 5 de março de 2009

Mais um evento!

Amanhã à noite (sexta feira) Gouveia dará conta que está preparada para receber mais um evento.
Trata-se do Campeonato Nacional de ENDURO, uma prova de motos que só seis cidades do país têm o privilégio de receber.
A organização é da Câmara Municipal/DLCG, em parceria com o Moto Clube das Beiras.
À semelhança do ano passado, são esperados cerca de 120 participantes.
Confirmadas estão já as presenças dos campeões Mário Patrão (de Paranhos da Beira), Hélder Rodrigues (piloto do Dakar), Paulo Felicia (vencedor do ano passado), Filipe Zanol (Campeão de 2008), Fernando Ferreira (piloto do Motocrosse) e, já agora, do piloto da casa, Jorge Peixoto, aspirante ao titulo nacional de veteranos.
O percurso é fantástico. Poucos caminhos e muitos trilhos traçados 'à catana', que até a pé são dificeis de percorrer.
A prova, que tem uma extensão de 48 Kms, muito duros, começa no Sábado às 12 horas. A partida é em frente aos Paços do Concelho, onde ficará instalado o Parque Fechado e a zona de inscrições.
Nesse primeiro dia são dadas 4 voltas ao percurso, tendo os pilotos que fazer 3 provas especiais cronometradas. A primeira dessas provas ocorrerá no Centro Hipico e tem o nome de 'EXTREME', sinónimo de dificuldade, pois para além de subirem parte de um ribeiro com pedra escorregadia, terão depois de enfrentar troncos e obstáculos naturais quase intransponiveis. É uma especial lenta e muito técnica, onde as quedas estão garantidas - esperemos que sem consequências fisicas -.
No Centro Hípico estará também instalado o Paddock ou zona de assistências às motos (gasolinas, trocas de pneus, reparação de avarias, etc), com todas as equipas aí centralizadas.
Depois da EXTREME, a prova seguirá para a zona das Antenas, no Curral do Negro, aproveitando parte do trajecto normalmente feito pela Maxxis Cup (BTT), mas em sentido ascendente. Perto do Curral do Negro, inicia-se uma descida a pique e muito escorregadia, que só os melhores (Classe Elite) serão obrigados depois a subir, numa tarefa quase hercúlea. A não perder, para não quem tenha moto ou possa deslocar-se de carro ou de jipe até à zona e não se importe de andar cerca de 200m a pé.
Depois de passar pelos trilhos de Folgosinho, Nabais e Vila Cortês da Serra, os pilotos chegarão à Quinta Nevada (o primeiro cerca das 13.30h), junto à E.N. 17, Cruzamento de Nabais/S.Paio, onde decorrerá mais espéctaculo: As especiais cronometradas de ENDURO e de MOTOCROSSE, feitas a fundo e com saltos deliciosos. Até às 17 horas de Sábado as motos não deixarão de pisar as pistas que esta semana foram delineadas nesse local, um ponto nevrálgico, onde o público pode passar largas horas do seu fim de semana sem se aborrecer.
No Domingo a prova comecará pelas 9 horas e acabará perto das 13 horas, pois só contará com três voltas ao percurso já acima identificado.
Quem não puder ver este Campeonato Nacional no Sábado, não deixe de o acompanhar no Domingo de manhã.
É magnifico e não cobra bilhete.