segunda-feira, 9 de março de 2009

O IG em Gouveia (Act III)

Ai o IG.
Ele há coisas do arco-da-velha. Aqui há uns dias eu postei um artigo acerca do IG em que apontava negativamente alguns pontos desta escola. Qual não é a minha surpresa quando no final desta semana passada se proporciona uma conversa com um elemento da direcção desta escola.
Ora, este encontro foi mesmo na escola e que sem duvida me trouxe novos ensinamentos. Contrariamente ao que possam imaginar, não estou nem um pouco arrependido do que postei, só pelo facto de que tal lavrado me levou a conhecer uma realidade, em grande parte, contraria à que expus.
Fui então cordialmente recebido e foi-me mostrada uma realidade que eu nem sabia que era coisa de Gouveia. Sabem os Srs, da luta que ali se trava para pôr aquela casa a andar? Olhem, eu não sabia, confesso, e não me arrependo só porque fiquei a ganhar pelo que vi.

Vejamos:
Eu menosprezei o curso de Animação Sócio Cultural, e assumo que não o considero como dos mais viáveis, mas venho a saber que abriu uma empresa ali ao lado do Centro de Emprego nas antigas instalações da IOLine que exerce puramente serviços de Animação em eventos (sim, aqui em Gouveia) e os donos são Ex Alunos do IG e não têm mãos a medir. Mas parece que há mais, mas não tenho dados. Ainda acho que o curso tem pouca saída, mas depois do que vi… talvez eu não tivesse assim tanta razão, admito. Dizia eu, que eram alunos a mais com esse curso por cá? Sim, mas vim a saber que o IG tem alunos desde a Raia de Espanha até Tabua. Chiça… como pode?

E o tal curso de Informática e Gestão? Foi-me explicado que esse curso foi elaborado com o intuito de ser o mais abrangente possível, como tal, tanto forma gentes para trabalhar em empresas de Contabilidade, como de Informática ou até para a execução de simples secretariado, dependendo da sorte e jeitos de cada um. Aceito que seja sim uma boa de serem abrangentes.

Afinal o IG é uma escola que investe, que busca alunos de concelhos vizinhos, traz gente para aqui! Eles têm carrinhas que andam, centenas de quilometros, pelos concelhos vizinhos transportando-os, garantindo assim o o funcionamento.
Forma em áreas que não defendi no meu texto, e não defendo ainda, mas agora já os entendo. As normas do Ensino. Pois, as normas.
Esta escola, anda pelas aldeias à procura de gentes cujos filhos já não acreditam no ensino, e os pais também não, e mostram-lhes depois, que o ensino tem outra forma diferente de formar.
O IG aposta, pagando, a profissionais das áreas em que forma, para assim na primeira pessoa, passarem as dicas aos alunos. Nesse dia havia lá uma equipe de Bar-men profissionais que estavam a passar uns dias na escola com esse fim para o curso de Turismo.

Soube ainda de vários exemplos interessantes, como este:
Um aluno deles, de Informática e Gestão, filho de pastores cá do Concelho, está no 3º ano e tenta na sua formação, ingressar numa área de automação para criar um sistema de controlo de gado automático. Sim, no IG! Sim em Gouveia!
Este aluno está a apoiar-se nos professores que tem e numa empresa de Gouveia, e pelo que sei vai ser, em breve, ou um Pastor do futuro ou um empresário de sucesso de uma área ainda pouco explorada.

Depois dessa conversa com o representante do IG, deixo no ar três pontos que esta escola deveria apostar mais:
- Uma maior abertura ao publico para que se saiba o que por lá se faz.
- Uma maior interacção com as empresas locais para dar a conhecer os cursos.
- Uma maior interactividade com os empresários, para que estes entrem na escola, mostrando, gratuitamente, a sua experiencia aos alunos, como chegar ao sucesso.

Ficam ainda a faltar os tais Canalizadores e os Carpinteiros e aqueles outros de que falei, mas uma coisa de cada vez. Afinal a coisa não é o que parece cá de fora.

Obrigado ao IG pelo esclarecimento e parabéns pelo trabalho que estão a fazer.
Acordámos como IG poder mostrar aqui no nosso Blog algumas actividades e informações de interesse para quem nos visita que ficaremos a aguardar.

Muito bem!