domingo, 1 de março de 2009

'Lá na Praça'

Hoje de manhã dei conta de uma concentração anormal de pessoas no sítio que é visivel na metade esquerda da fotografia, junto ao taxi que ali se vê próximo da Igreja.
Por momentos julguei que se tratava de uma reunião de amantes da cultura preparados para rumar à Biblioteca Municipal, onde iria ter lugar a cerimónia de atribuição do Prémio Vergilio Ferreira.
Enganei-me. Eram mesmo só curiosos. Não da cultura mas do empreendorismo, o que não é mau de todo. Nenhum parecia indiferente ao novo espaço comercial que hoje mesmo abriu as portas no centro da cidade, mesmo atrás do taxi.
Entrei e fiquei encantado. Os meus amigos Carlos e Dulce, proprietários do Restaurante 'Lá em Casa', surpreenderam positivamente os Gouveenses.
Num periodo em que só se fala de crise e em desinvestimento, dotaram o centro da cidade - tendencialmente amorfo desde que fechou o 'Centenário'- de um café/pastelaria que nos deve deixar orgulhosos. Moderno, diferente, atractivo, com gosto, de investimento considerável e digno de ser frequentado. Tão surpreendente que alguém, com sarcasmo e óbvio exagero, disse que era mal empregado...
Ninguém me encomendou este pedaço de publicidade e se o encomendassem não o fazia.
A questão é que fico satisfeitissimo quando a minha terra vê nascer mais um espaço que pode ser usufruido pelos Gouveenses e referenciado sem qualquer hesitação a quem nos visita.
O sucesso destes meus amigos é o sucesso de Gouveia. Que o saboreiem por muitos e longos anos. Aqui fica o meu reconhecimento à sua dedicação pessoal e comercial a este Concelho, do qual já são bons 'embaixadores', pela mestria com que têm gerido o 'Lá em Casa'.
Ouvi dizer que o estabelecimento se vai chamar 'Lá na Praça', para lembrar e perpetuar o nome do já citado Restaurante e dos seus proprietários, o que não deixa de ser interessante, mesmo numa filosofia de 'franchising', passe a brincadeira!!!
Venham mais 'Lás', de preferência em Gouveia, que precisa muito de espaços emblemáticos, como já são os dois existentes.
Parabéns e felicidades.