terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ai o mau tempo!

As noticias de hoje dizem que o mau tempo está de volta. Chuva para o País e neve para a nossa Serra da Estrela, pelo menos, porque quando ela cai por cá também cai em Espinho, Montalegre, Portalegre e Monchique. Já não somos únicos, o que é mau mas também é bom.
É mau porque se os lisboetas ficarem pintados de branco já não vêm ao Sabugueiro comprar aquelas marroquinices nem a Gouveia provar as iguarias do 'JULIO' ou do 'ALBERTINO', para não falar de outros também muito visitados (obrigado LÀ EM CASA).
É bom porque a Protecção Civil sai dos gabinetes e tem oportunidade de mostrar para que serve, provando que não voltará a deixar no Marão os que lá estão durante longas horas fechados em carros.
O problema é que nós estamos um bocadinho longe e com azar voltaremos a sofrer as agruras desta maldita estação do ano.
Normalmente as estâncias de ski fecham no Verão e as praias fecham no Inverno. A Serra da Estrela tem fechado no Verão e no Inverno. Os primeiros flocos de neve na única estância de ski em Portugal deixam o Centro de Limpeza em verdadeiro estado de sítio. As estradas encerram, o trânsito pára, os paineis luminosos acendem-se indiscriminadamente, os acessos acabam, a estância fecha e um qualquer português desata logo a perguntar se consegue chegar a Gouveia ou se deve manter-se no sofá. É sempre assim. Todos os anos. Como alguém disse, o negócio que devia viver da neve e do frio, não sabe o que fazer com a neve e com o frio. O pior é que a região até tem investido em bons hoteis e noutras infra-estruturas e a Torre até criou novas pistas, comprou canhões de neve e dotou-se de mais tele-cadeiras. Mas alguém esqueceu o básico. Comprar mais uns limpa-neves e investir nos acessos existentes ou apostar noutros que permitam a mobilidade das pessoas em dias de sol ou de neve. Basta tirar o exemplo de outros paises, onde se criam pólos turisticos - é certo que com mais neve- que dinamizam as regiões.
Em Portugal, como sabemos, isso é dificil. No interior esquecido, como sabemos, isso tem sido impossivel. Preferimos sempre começar por comprar os carros mais caros. Depois é que nos lembramos que faltam as estradas.