terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gouveia Cidade


Desculpem a desfocagem da fotografia, mas foi o que se conseguiu arranjar... O que ela diz, tremidamente, é que no próximo dia 1 de Fevereiro se vai comemorar o 21º aniversário da elevação de Gouveia a cidade.

Muitos dirão, como já disseram no passado, que tremido é o estatuto de cidade que nos conferiram.

A nós e a muitos outros.

É um pensamento correcto se compararmos a nossa terra com outras cidades mais pujantes, que são a maioria. Mas é a revelação de uma auto-despromoção, um tique de menoridade, se a compararmos com outras cidades mais pequenas e ainda mais frágeis.

Seja como fôr, é bom que todos percebamos que a elevação de uma vila a cidade tem reflexos orçamentais importantes, pois passa a receber do Estado uma comparticipação do FEF (Fundo de Estabilidade Financeira) bem mais simpática, ainda que pouco choruda.

Basta este beneficio para que tenhamos razões para lembrar e comemorar este já longinquo acontecimento. É claro que ninguém se excita com ele, porque fica sempre a sensação que é melhor viver numa boa vila do que numa má cidade. Pior que isso é mesmo viver numa má vila ou numa má aldeia. Não é o nosso caso. Por isso e apesar da 'crise' de que se fala no post anterior, aqui fica o programa, para quem queira associar-se à iniciativa e procure uma manhã de Domingo diferente das outras:

10.30h - Sessão solene na Câmara Municipal
Orador convidado: Prof. João Caldeira Cabral, que falará de requalificação urbana e qualidade de vida.
Apresentação do livro 'Gouveia Século XXI - Objectivo qualidade

11.30h - Descerramento de placas alusivas aos novos topónimos da cidade:
Rua Dr. Aureliano Dias Gonçalves
Rua Dr. Mário Gomes Figueira
Rua Eulália Mendes
Rua Dr. Fernando Rebelo

P.S. - Não se admirem que sejam noticiadas neste blogue muitas das iniciativas politicas, culturais, desportivas, de lazer e outras que por cá vão ocorrendo. É que esta página já chega a quase 6000 pessoas e nunca mais nenhuma delas pode dizer, como diz habitualmente, que não está presente no que é feito porque desconhece em absoluto que se realizou... A partir de agora, basta 'olhar para nós'. Aqui fica o desafio.