quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Desculpem: Mais uma Festa!



A tradicional e velhissima Feira do Queijo adoptou há três ou quatro anos outra denominação, mais abrangente e atractiva.

Chama-se agora Festa do Queijo.

O que era antes uma mostra de queijo de cerca de cinco horas e de model0 já gasto, deu lugar a festejos de cinco dias e de cariz inovador.

O que antes trazia a Gouveia uma centenas de pessoas num curto espaço de tempo, traz hoje à sede do Concelho uns milhares de pessoas durante um fim de semana prolongado.

O que antes pouco ou nada representava para a economia local é hoje reconhecido como uma ajuda importante para os comerciantes da terra, designadamente, para os da hotelaria e da restauração.

Mais uma vez, o que esteve e está subjacente 'à benfeitoria' é a procura de um aumento do nosso poder de atracção e projecção no exterior, designio que nem todos entendem, mas que assenta como uma luva na aposta no Turismo assumida pelo Município.

Tenho para mim que o próximo executivo, seja ele qual for, só por desastre e por opção suicida, pode afastar-se deste caminho.

Gouveia não pode mais viver só para dentro. Precisa dos de fora como de pão para a boca.

Claro está que muitos daqueles que pararam no tempo, não entendem a medida.

Os que maldizem de Festas (sejam elas quais forem) e que não sabem ou não querem avaliar o custo/beneficio de cada iniciativa da coreografia Gouveense, só podem manifestar-se contra, embora não resistam em participar nas 'folias', o que não deixa de ser um paradoxo ou uma hipocrisia sem limites.

Mas como todos continuam a ser poucos, aqui se divulga o programa, para que ninguém deixe de se associar a mais este esforço colectivo:

20 de Fevereiro:

Sexta Feira 10h00 – “Heróis da História” – Desfile PedagógicoIG – Escola Profissional de Gouveia Concentração no Jardim da Ribeira com desfile até aos Paços do Concelho.

21 de Fevereiro:

Sábado 13h30 – Rota dos Pastores e do Queijo da Serra passeio turístico de Todo o Terreno21h30 – Gouveia com…vida no Carnaval Rancho Folclórico de GouveiaTeatro Cine de Gouveia.

22 de Fevereiro:

Domingo 09h30 – Saudação à cidade pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado"10h00 – Feira do QueijoMercado Municipal 11h00 – Festival de FolcloreFrente ao Mercado Municipal 11h30 – Homenagem á Queijeira Jardim da Ribeira 15h00 – Cortejo Carnavalesco sob o tema “Carnaval do Queijo” sendo rainha do corso a modelo e actriz Marisa Cruz Concentração na Av.ª Botto Machado com desfile até aos Paços do Concelho 17h00 – Animação Musical Frente aos Paços do Concelho.

23 de Fevereiro:

Segunda Feira 23h00 – Baile de Carnaval c/ concurso de máscaras apadrinhado por “Raquel Henriques e Pedro Barroso”, no Pavilhão Municipal.

24 de Fevereiro:

Terça Feira 18h00 – Queima do Entrudo com espectáculo de pirotecnia, espectáculo cénico frente ao Paços do Concelho com cortejo para o Jardim da Ribeira onde decorre a Queima do Entrudo e espectáculo piro musical.