quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Shopping Center

Já pensou se é possivel transpôr esta imagem para a realidade de Gouveia a um Domingo?
Para quem não percebe o que está ver, esclareço que se trata de três senhoras às compras.
Encontrar três senhoras juntas na nossa terra, não sendo habitual, também não é raro. Encontrar essas mesmas três senhoras de mini-saia ou de vestido curto, é mais raro que habitual, mas também é possivel. Encontrar três senhoras juntas, com a indumentária que estas apresentam e com os sacos que transportam, já se torna muita coisa junta para ser possivel.
O pior mesmo será encontrá-las a fazer tudo isso ao Domingo em Gouveia, pelo menos da Rotunda do defunto Lagar de Azeite para cima.
No LIDL, no Intermarche, no Pessoa Lopes e no Sempreviva, tudo pode acontecer. Trabalha-se diariamente e até mais intensamente ao fim de semana.
Agora no centro da cidade (há quem lhe chame 'gouveia antiga'), só me ocorrem três honrosas excepções, o que é pouco, muito pouco, para a sobrevivência da nossa 'urbe'.
A primeira é o Super Rosa, ao lado do Quartel de Bombeiros, da super D. São, que lá vai resistindo, faça sol ou faça chuva, como se os Domingos fossem dias iguais aos outros.
A segunda é a loja dos 'chineses' que se instalou no ex BNU, pertencente a uns 'colonos' habituados à competição de um mundo global, onde o trabalho - por vezes levado ao extremo - supera qualquer tentativa de ócio e descanso.
A terceira, embora a outro nivel, é o Posto de Turismo de Gouveia, que divulga mas também vende produtos regionais e 'merchandising' de gosto e qualidade indiscutivel.
Fora estes três óasis comerciais, encontramos todas (ou quase todas) as portas trancadas.
As Senhoras têm de rumar até Viseu ou, se não quiserem andar tanto, podem agarrar aqueles sacos aqui mais perto, em Seia ou até em S. Romão.
Neste aspecto, Gouveia falha rotundamente. Não sei se a Associação Comercial quer ou pode alterar a situação, mas é urgente que a repense e reequacione a abertura de muitas outras lojas ao Domingo.
Será um disparate substituir o dia de descanso semanal, fixando, por exemplo a segunda feira ou qualquer outro dia da semana?
Os comerciantes dirão, porventura com razão, que se abrirem ao Domingo estão às moscas e que têm mais prejuizos que beneficios. Mas o público dirá, também com razão, que não vem a Gouveia porque o comércio está encerrado.
Vivemos, pois, num cenário de 'pescadinha de rabo na boca' que prejudica a imagem do Concelho e a produtividade das suas gentes.
Porque será que os feirantes escolhem - e a autarquia acede - em realizar as feiras semanais ao Domingo quando 5a feira é dia feriado?
Não é, seguramente, para verem as Senhoras de mini-saia...