quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

IG e os cursos

No seguimento do meu post anterior “O IG em Gouveia”, recebemos um comentário que mereceu a nossa melhor atenção, e resolvi postar a resposta.
Entendam que não quis ofender ninguém nem prejudicar alguém ao postar o que postei.
Foi sim o meu interesse, alertar para um problema que assombra os alunos que de lá saem.
Sei também que os dois cursos, Gestão e Informática e de Restauração, existem e tenho estado atento a isso, alem disso acho bem que os alunos de outros cursos sejam participativos em actividades que mostrem a escola a todos, mas volto a perguntar:
E os carpinteiros? Mecanicos? Electricistas? Canalizadores e outras áreas técnicas de produtividade já mais que provada!
E esses?
Quanto aos cursos que ministram tenho um comentário a fazer:
A “Restauração”, não me parece que seja a área mais necessitada da nossa região, mas continuo a considerá-la como muito importante.
A “Gestão e Informática” seria sem dúvida importante se eles saíssem a saber programar, desenvolver software a serio com ferramentas a serio para entrarem no mercado a sério. Nunca a programar em linguagens básicas que não têm integrabilidade em ambientes reais. (Ex: Visual Basic)
Experimentem por exemplo Pascal, C++ Delphi, PHP ou até o Assembler. Isso sim, dá-lhes emprego garantido! Ou não é isso que os Srs querem?
Fico ainda disponível para listar áreas que têm saída só porque sei, e não porque me pareça. Claro que não será fácil para os docentes, mas a vida só é interessante quando é cheia de novos desafios.
Fica o meu compromisso, formem, bem formados, esses alunos em áreas com saídas lógicas e eu comprometo-me a coloca-los onde há ordenado e garantia de estabilidade profissional. Afinal, actualmente eu emprego 9 pessoas assim em Gouveia e mais outras tantas por fora de cá.

Volto a repetir-me:
Pensem no futuro dos miúdos e não no que é mais fácil ensinar-lhes.