sábado, 7 de fevereiro de 2009

Multiusos em Gouveia!!!




Um escriba do jornal 'Noticias de Gouveia', critico crónico do actual executivo municipal, veio dizer, num rasgo que pouco deve à originalidade, que o Presidente da Câmara podia abandonar o cargo ficando ligado a uma 'obra do regime', que indica como sendo um Pavilhão Multiusos.
Não há 'paróquia' deste país que não queira ter uma infra-estrutura com esse pomposo nome. Nós não somos excepção, simplesmente porque queremos ter tudo ou, pelo menos, o mais possivel.
Mas, pensando bem, até já tivemos coisa parecida. O Pavilhão da Ex-Auto Garagem Gouveense. Serviu para depósito de carros municipais, para pista de Karting, para uma exposição de carros e de outras mostras nas Festas da Cidade e, essencialmente, para comicios e bebicios.
Claro que nada disto ocorreu com a dignidade e com o brilho que oferece um edificio construido de raiz e previamente preparado para receber iniciativas de média ou de pujante dimensão.
Mas lá foi sendo dado o multiuso.
Em boa hora, esse degradado e inadaptado imóvel deu lugar ao novo Palácio da Justiça, que não tarda deixará de ser espreitado pelos tapumes da obra em curso.
O que nos sobrou? Até este fim de semana, todos diriam que nada. Enganaram-se. Outro multiusos 'renasceu' cá no burgo. Um dos pavilhões da Ex-Bellino e Bellino.
Depois do abondono a que foi votado com o encerramento da empresa, em 4 de Abril de 2002, O Município transformou-o em estacionamento gratuito e coberto. Também já serviu para uma episódica prova de pericia automovel. Agora, foi palco da Feira de Campo e Caça que, com reconhecido êxito, ali teve lugar de 6a feira passada a Domingo. Um Palco para espéctaculos, 37 expositores, uma área de restauração e uma zona de diversões infantil, preencheram o espaço.
Ora aqui está outro espaço que também já foi sujeito a vários usos. E não tarda, haverá quem defenda que é no seu interior que deve realizar-se a Festa do Queijo. Mais lá para a frente deste ano de eleições, poderá também ser requisitado para os comícios e bebícios próprios da altura.
Pois bem: O pavilhão em causa, não se parecendo obviamente com o da fotografia, que todos gostariamos de ter e que alguns, hoje identificados com PS de Gouveia (sim, hoje, porque dantes já tentaram a sua sorte noutro Partido...) advogam que deviam ser edificado mas que eles nunca edificaram, apesar de terem 20 anos de oportunidades para o fazer, permite que se retirem 2 conclusões e se lançe uma discussão:
1ª conclusão: O edificio da Ex-autogaragem não era, afinal, preciso para coisa nenhuma, pois as suas aptidões, ainda que débeis, existem noutro lugar central exactamente com as mesmas caracteristicas.
2ª conclusão: O escriba que acusa o actual Presidente da Câmara e, por arrastamento, os anteriores, que não fizeram diferente, fazendo-o com a acutilância fácil de quem nada tem que decidir (e por isso pode lançar as 'patacoadas' que quiser, pois nunca ninguém lhe pede 'contas'), é desmentido com a própria existência deste espaço da ex-Bellino e Bellino, a que Àlvaro Amaro está a dar um 'uso multi', sem que para isso tenha precisado de fazer uma obra de regime.
A discussão tem a ver com a verdadeira necessidade da construção de um Multiusos em Gouveia - que penso oferecerá poucas dúvidas, embora existam outras necessidades bem mais prementes - em local diferente deste pavilhão da Ex-Bellino e Bellino.
Numa palavra, era útil que os Gouveenses mais criticos e pensantes se pronunciassem sobre a matéria, pois entre a alternativa de demolir o que está e construir noutro lado, de melhorar o pavilhão existente e adaptá-lo aos usos possiveis, ou de deixar tudo com está e aproveitar os recursos financeiros para outras obras, nada mais parece sobrar.
Ou não será assim?