terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Empresa Municipal





Há por aí muito boa gente que não sonha nem o que é nem o que faz a DLCG - Empresa Municipal.
Para os embrutecidos do costume, trata-se de uma Organização que gasta, faz festas e pouco mais...
Não é assim.
A Empresa tem um Orçamento anual de cerca de 1.400.000 mil euros, muito mais do que a esmagadora maioria (senão mesmo a totalidade) das sociedades que operam no Concelho.
Tem a seu cargo o turismo, o lazer, a cultura e o desporto de Gouveia.
Gere o Teatro-Cine, o Estádio Municipal, as Piscinas cobertas e as descobertas, o Museu da Miniatura Automóvel, o Pavilhão Gimno-desportivo, o Parque Biológico e o Posto de Turismo, organizando todos os eventos que ocorrem nesses espaços e quase todas as iniciativas promocionais de Gouveia, inclusivé as Festas do Senhor do Calvário e Festa do Queijo/Carnaval.
Dizer-se, como já foi dito, que para cumprir esta sua função só precisa de encomendar e pagar, é um disparate que só assenta bem a ignorantes.
A dedicação e o esforço de todo o pessoal da Empresa é por demais conhecido e reconhecido, ficando muito mal a quem reduz tudo aos cifrões (modernamente chamados euros) ignorar quem tanto se entrega em prol de todos nós.
A sorte e o êxito dão muito trabalho. Não se conquistam só com dinheiro que, como se sabe, não é elástico.
Na formação desportiva dos jovens, por exemplo, a DLCG tem assumido um papel relevantíssimo, mas raras vezes lembrado.
Diz o ditado que 'santos da casa não fazem milagres', pelo que ninguém espere votos de congratulação oriundos 'cá de dentro'.
Mas é grato saber que na GALA DO DESPORTO 2009, promovida pelo Jornal Nova Guarda, a DLCG foi distinguida como o melhor Clube do ano em Andebol masculino, facto a que não é alheio ter sido campeão regional de minis e campeão regional de iniciados masculinos daquela modalidade.
No Ténis, a DLCG já deu passos seguros e na Natação exibe-se já a grande nivel por esse país fora.
Já agora e também por gratidão gouveense, aqui fica a justa homenagem ao Clube Desportivo de Gouveia, também recebedor naquela Gala do prémio correspondente a Campeão Distrital de futebol em infantis e juniores e à Fundação D. Laura dos Santos, que domina o distrito no Futebol Feminino.