segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dinheiro para o WC



Aqui vai uma rapidinha. O governo português, liderado pelo inefavél Eng. Sócrates, anunciou que investiu 1000 milhões de euros do dinheiro de todos nós na empresa Qimonda.
Ninguém põe em causa a importância deste gigante mundial de chips para computadores.
Mas o que parece imprudente e até delituoso é que o 'Estado' não tenha percebido que passou quase um cheque em branco. Esbanjou recursos. A única cliente da Qimonda Portugal, de Vila do Conde, a 'filial' que nos interessa manter, é nem mais nem menos que a Qimonda Alemã. Só que a Qimonda Alemã já devia milhões e estava, como está, em estado de pré-insolvência.
Conclusão, os Euros dos nossos impostos e dos nossos recursos foram postos numa empresa em fim de vida, o que é o mesmo que reencaminhá-los para uma sanita.
O que se passa é que o Governo aderiu à moda de só apoiar as empresas de tecnologia de ponta, criando linhas de crédito para a 'inovação', o que não é criticável, bem pelo contrário. O problema é que descurou os sectores tradicionais, onde também pode haver - e há - criatividade e empreendorismo e onde está empregada a esmagadora maioria dos trabalhadores portugueses.
O resultado é nefasto: Nem o antigo se safa nem o moderno sobrevive. E os nossos euros, por onde andam???