terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O IG em Gouveia


Do they really have a dream?

O IG é sem duvida uma escola que faz sentido. Este tipo de ensino é sem duvida uma boa alternativa, embora, desde sempre tenha sido considerado como, somente uma alternativa para quem não se safa no secundário.
Lembro-me de andar no secundário e ter colegas que não saíam da cepa torta e recorreram a uma escola profissional e passavam de alunos medíocres para faz-tudo-em-metade-do-tempo. Estranho isso não é? Na altura era na profissional de Trancoso. Não havia ainda IG suponho.
Mas não é isso que me trás ao assunto, são sim os conteúdos que move aquela escola.
Sabem o que por lá se lecciona? Sabem qual é o verdadeiro empenho que por lá se tem?
Pois, pelo que vejo é formar “Animadores Sócio Culturais”.
Eles estão em todas as festas, e muito bem, no carnaval foram dos melhores que passaram, e não estou a ser irónico, são mesmo bons!
E o resto? Que fazem estes miúdos depois de saírem dali? Há assim tanta saída para animadores cá na zona? E carpinteiros? Mecanicos? Electricistas? Programadores? Gente que seja produtiva e faça algo por isto.
Palhaços, com todo o respeito, dão jeito, mas tantos? Eu não emprego alguém por andar bem de monociclo ou por saber pintar bem a cara a outro. Nem eu nem ninguém.
Peço que este meu post não seja visto como uma critica destrutiva mas sim como um reparo a uma realidade que já é velha na casa.
Pensem no futuro dos miúdos e não no que é mais fácil ensinar-lhes.