sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

'Gouveia mascarada'



Confesso que o Carnaval me diz pouco.
Não acho especial piada nem às brincadeiras que lhe estão associadas nem às indumentárias que são utilizadas.
Reconheço, porém, a imaginação e o trabalho insano que é produzido pelo Município e por várias Associações do Concelho na sua preparação.
E tenho a certeza que ninguém com os olhos abertos pode deixar de ficar agradado com o movimento, com a cor, com a alegria e com a animação de rua.
Pais, filhos, professores, amigos, familiares, auxiliares e funcionários de Instituições de Gouveia associam-se aos festejos e aos desfiles e transformam espaços habitualmente despidos de pessoas em áreas de interacção e de vida.
Hoje de manhã, era este o aspecto do Jardim da Ribeira. Verde como nos outros dias, mas muito mais cheio que nesses dias.
Começou a Festa do Queijo, que se espera atraia muita gente a Gouveia.
Os próximos dias demonstrarão que esta iniciativa foi, é e será uma aposta ganha, pois o que se pretende, afinal, é que possamos 'multiplicar' a nossa população e a nossa vivacidade durante o maior número possivel de dias por ano.
Associar o queijo ao Carnaval não é nenhuma ofensa para o queijo ou para o Carnaval. È antes uma forma de nos diferenciarmos dos outros (Mealhada, Loures, Loulé, etc) com um produto que é nosso, que tem uma imagem de marca e que vende no exterior. É também uma forma de valorizarmos e darmos vida a uma feira enfadonha e já muito gasta, como, de resto, são as de Seia e Fornos de Algodres. Mas é essencialmente um instrumento (mais um) para projectarmos a nossa terra e atrairmos quem queira passar entre nós quatro dias com actividade.
Quem se importaria de acordar em Gouveia sempre com ela mascarada de tanta gente?
Querem ver que alguém me surpreende...!!!