O que se pretende, afinal, é que nesta terra aparentemente amorfa de opinião construtiva, se incentive a participação civica, a discussão e a troca de argumentos que possa ser útil pelo menos a quem é responsavel pela condução do nosso destino colectivo. É bom para todos!
O que é pena é que fica a sensação que pelo menos uma das novas criações pretende ser uma espécie de contra-veneno para combater a tese - já expressamente anunciada -de que este nosso fórum se apresenta, aqui e ali, servilista e bajuladora da actual gestão autárquica.
Tanto merece censura quem peca por excesso como quem peca por defeito no seu autismo retaliador e contestatário. No equilibrio está a virtude e é esta que procuramos alcançar.
É bom que todos saibam que começámos a escrever sobre 'Rotundas' - não só as de Gouveia - e que já 'postámos e postaremos' muitos outros pensamentos que nada têm que ver com os Paços do Concelho e com quem ocupa as suas cadeiras.
Mas não negamos que não podemos ser gratuitamente criticos por 'dá cá aquela palha', nem deitar abaixo o que pensamos ter sido executado com mais êxito, com mais estratégia e com indiscutivel mais retorno que no passado.
Não é nem nunca foi nosso propósito eclipsarmo-nos lá para Outubro, logo que já não haja propaganda politico-partidária para fazer, o que pode acontecer a quem só nasceu para tentar exterminar quem já por cá andava a tornar publicas as suas posições.
Está claro que tudo é possivel e ninguém pode no seu juizo perfeito auscultar o futuro de forma profética e segura.
O que asseguramos é que prosseguiremos o nosso caminho. Aproveitaremos sempre para publicar umas notas sobre o que por cá se vai fazendo, até porque acreditamos que as iniciativas denvolvidas - com óbvios e democráticos desacordos - só podem ajudar e projectar Gouveia se primeiro contarem com o envolvimento do maior número possivel de Gouveenses, designadamente daqueles que foram eleitos para os Orgãos da Autarquia.
A 'talhe de foice', não vimos os vereadores da oposição nas recentes comemorações da elevação de Gouveia a cidade, onde não só perderam a oportunidade de homenagear ilustres personagens da nossa história - a CDU lá estava, com sentido de responsabilidade e gratidão - como deixaram a ideia de que não têm orgulho nem interesse nesta importante promoção...
O triste caldo de cultura politica desta terra é, quase sempre, o divisionismo, a fractura e a recorrente ausência daqueles que em nome da nossa bandeira (que é diferente da dos partidos que cada um representa) deviam estar obrigados a dar as mãos em momentos e em estratégias decisivas para o Concelho.
Nós (tam)bem queriamos que fosse assim. Não é impossivel, mesmo sem os unanimismos quase sempre desaconselháveis..