domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mau Serviço


As enchentes em Gouveia têm sempre o reverso da medalha.
Há quem não esteja preparado para elas.
O cortejo de Carnaval de hoje trouxe milhares de pessoas à cidade, que na sua maioria se concentraram na Rua 25 de Abril, entre a Igreja e a Câmara Municipal.
Como já havia acontecido em anos anteriores, os cafés e as esplanadas estavam 'apinhados'.
Tratava-se de algo previsivel, pois o acontecimento não era surpresa para ninguém, muito menos para os comerciantes daquela zona, que já sabiam ou deviam saber com o que iriam contar.
O que faria alguém avisado, profissionalizado e interessado era comportar-se de forma a enfrentar uma tarde de Domingo bem mais agitada que as outras.
Mas não foi assim. Pelo menos num estabelecimento situado na rota principal do cortejo.
Podia insurgir-me contra a qualidade e eficiência do serviço de esplanada, manifestamente deficitário. Podia falar do péssimo estado das casas de banho, onde até as torneiras do lavatório são maltratadas. Podia questionar o ar de frete e de favor, quase sempre inimigos da simpatia, do responsável pelo espaço.
Mas o que verdadeiramente me levou a escrever este 'post' foi a incompreensão e a ingratidão do Senhor.
Numa mesa onde estiveram sentadas sete ou oito pessoas, todas sempre a consumir e a contribuir para o acumular dos Euros na Caixa, algumas crianças, aproveitando a época descontraida e as suas brincadeiras com os objectos de Carnaval que deliciam as contas bancárias dos empresários chineses, lá mandaram para o chão uns papelinhos, uma fitas e uns esguichadelas de spray colorido mas inofensivo. Inevitável, em qualquer lado do mundo.
Pois bem: Por cá, o impreparado homem da casa, mesmo com esplanada cheia -coisa rara-, podia ter aproveitado o momento para vender simpatia e fair-play, pois estava perante si muita gente que podia conquistar se tivesse brio no seu trabalho e se servisse com um sorriso no lábios.
Qual quê! Tacirurno (à boa maneira do espaço...), aparentemente indisposto e a revelar um amadorismo confrangedor.
Mesmo que tenha direito a dias melhores que outros, como todos nós, alguém devia aconselhá-lo a não ter muitos como este.
Mas já fica mal para si e para a imagem de Gouveia, que tenha começado a vociferar sem correcção, mesmo entre dentes, por causa dos resíduos (mais que normais neste dia) que as crianças ali deixaram ficar.
Concluindo, há por cá um amador encartilhado para abrir cafés que em vez de valorizar os seus clientes e a animação, a alegria, a cor e a vivacidade com que os filhos deles ornamentam a sua esplanda, ainda acha que deve reagir contra sujidade que os funcionários da Câmara amanhã vão limpar!!!
Assim, que ninguém receie o insucesso. Está assegurado...